top of page

Santos Populares: 6 dicas para escolher as melhores sardinhas



Estamos em junho, mês dos Santos Populares e da correria para escolher as melhores sardinhas do mercado. Eu que o diga, porque na minha cozinha só entra peixe fresco de qualidade! E este ano não é exceção: acompanhe-me na minha romaria em busca da sardinha mais encorpada e fresca!



Em época de Santos Populares, a sardinha é rainha!

Em junho, tudo é motivo para escolher as melhores sardinhas e assá-las majestosamente na grelha. Estamos em plena época alta da sua pesca; o tempo convida a degustá-las; e os Santos Populares não dispensam a iguaria. Portanto, só tem motivos irresistíveis para tê-las gordas e suculentas à sua mesa.


Este ano, as festividades podem estar canceladas, mas não tem de privar-se de uma bela sardinhada! Eu nunca vou deixar de fazê-la! Adoro! Adoro o sabor das sardinhas. Adoro sentir aquela carne tenra, deliciosa, acompanhada do miolo da broa de milho. A cerveja fresca e as sangrias refrescantes a desaparecerem das mesas da nossa esplanada um ritmo avassalador. E, sobretudo, o clima de festa tão tradicional dos Santos Populares.


Por isso, siga o meu conselho e faça a sua sardinhada de Santo António, S. João ou S. Pedro. Melhor, só se vier ao Camelo Apúlia, onde a excelência da qualidade do pescado é garantida. Em todo o caso, fique por aí e descubra os meus truques para escolher as melhores sardinhas dos Santos Populares.



Conheça as 6 dicas infalíveis para escolher as melhores sardinhas do mercado

Se gosta dos Santos Populares tanto quanto eu, então quer ver à mesa as melhores sardinhas assadas na grelha. Consegue imaginá-las? Gordas e anafadas, a largar gordura por todos os poros para cima de uma boa fatia de broa de milho. Já para não falar da incrível salada de pimentos assados a acompanhar a sardinhada. Até parece que já lhes sinto o sabor!


Para este cenário ser uma realidade, tem mesmo de saber escolher as melhores sardinhas para a festa. Fique a conhecer as minhas 6 dicas infalíveis! E siga-as religiosamente para surpreender os seus amigos e familiares, nestes e nos próximos Santos Populares.

1. Escolha uma sardinha com um tamanho médio

Se não sabia, aqui fica a novidade: as melhores sardinhas dos Santos Populares não devem ser “nem muito grandes, nem pequeninas demais”. Para não se enganar, lembre-se que é o tamanho logo acima ao das petingas. E porque é este o tamanho ideal das sardinhas? Porque é sinal de que ela guarda a gordura que a torna tão deliciosa! Na quantidade certa, que é para não se tornar enjoativa. E se não gosta de escamas muito duras nem espinhas muito grandes, esta é, sem dúvida, a dica a seguir.

2. Toda a boa sardinha fresca deve ter olhos brilhantes

Pode parecer brincadeira, mas na hora de escolher as melhores sardinhas, olhe-as nos olhos! Acredite que vão dizer-lhe tudo o que precisa. Se estiverem com a córnea transparente e a pupila bem preta, como se estivessem a saltar das órbitas, é bom sinal! Por outro lado, se os olhos estiverem cavados e a córnea acinzentada, deve deixá-las de lado. E esqueça por completo se tiverem vestígios de sangue. Olhinhos brilhantes e bem abertos são a chave!

3. Certifique-se de que as escamas da sardinha estão bem fixas

Como as melhores sardinhas devem ser assadas inteiras, é suposto que ainda tenham as escamas. E se estiverem frescas, as escamas estarão bem fixas! Por isso, pode ser boa ideia passar a mão pela pele da sardinha. Eu sei que vai ficar a cheirar a peixe, mas são os ossos do ofício! Se as escamas se soltarem facilmente, não leve as sardinhas consigo. Opte também pelas que tiverem a pele cor azulada brilhante! Frescura garantida!

4. Selecione sardinhas com uma boa consistência

Acredite que escolher as melhores sardinhas, passa por dispensar o corpo mole. Por isso, já que tocou no peixe, dobre-o ligeiramente e perceba a sua consistência. Quanto mais rijo estiver, mais fresco estará! Assim garante que o interior da sardinha nunca fica empapado quando sair da grelha. Boa dica, não lhe parece?

5. As guelras avermelhadas são sinal de sardinha fresca

Ao escolher as melhores sardinhas para os Santos Populares, levante ligeiramente a bochecha e espreite para as guelras. Desconfie sempre de cores acastanhadas. E repare igualmente se há sangue do lado de fora do peixe, à volta da cabeça – se houver, é mau sinal. Bem vermelhinhas é como as guelras devem estar!

6. As melhores sardinhas têm cheiro fresco a mar

Na hora de escolher as melhores sardinhas para assar, encha-se de coragem e cheire o peixe cru à vontade! O nosso olfato é um ótimo barómetro de frescura e raramente se engana! Se o peixe cheirar àquela maresia agradável, significa que está ótimo para consumo!


Agora que já conhece as minhas dicas, já pode sentir-se mais confiante para escolher as melhores sardinhas do mercado! Coragem! Apanhe-lhe o gosto e os Santos Populares serão só o primeiro pretexto para iniciar a sua jornada da boa sardinha à mesa! Em alternativa, tem sempre as nossas. Acabadas de sair da brasa de carvão e acompanhadas à altura da ocasião. E frescas e boas, isso já percebeu que vai encontrar!


Celebre os Santos Populares no Camelo Apúlia, com boa sardinhada garantida!

É verdade que já aprendeu a escolher as melhores sardinhas para celebrar os Santos Populares! Mas para quê ter trabalho, quando tem aquela qualidade do peixe fresco garantida mesmo perto de si? A minha cozinha está sempre pronta para servir uma boa sardinhada! Já tem planos?


Sinta-se convidado/a a fazer parte deste belo banquete com as melhores sardinhas, boa música e excelente vinho! A nossa esplanada de charme está pronta para recebê-lo/a com toda a higiene e segurança! Lembre-se que os lugares são LIMITADOS e pode garantir o seu, marcando-o com antecedência.


Encontramo-nos por cá?


Bons Santos Populares, com ótimas e frescas sardinhas!

São os desejos da sua Chef Fernanda Montenegro.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page