top of page

Novo ano, nova forma!

Num início de novo ano há sempre aquela energia disponível para fazer diferente. Para fazer melhor. Para regressar à forma.



Este início de 2024 não é exceção e é por isso que juntamos algumas boas propostas para ajudá-l@ a refletir e a desenhar as suas intenções e objetivos.


Para que possa chegar ao final do ano, olhar para trás, e sentir que valeu a pena!


1. Uma base sólida


Sabia que nos desejos e intenções da meia-noite, quando transitamos de um ano para o outro, a maioria das pessoas põe SAÚDE no topo das suas prioridades? É verdade, é um dos desejos mais pedidos porque, na verdade, sem saúde, nada do resto importa.


Se faz parte desta fatia da humanidade e saúde foi um dos seus desejos para 2024, sugerimos que pense nisso e traga alguma consistência às suas rotinas.


Janeiro é, habitualmente, um mês atípico e, para a maioria de nós, começa lento e preguiçoso. Nem sempre há vontade de comer bem, treinar regularmente e recuperar bons hábitos. Por isso, vamos começar devagar.


Peixe fresco é sempre uma boa opção! Da nossa costa, melhor ainda. É a certeza de estar a ingerir sabor e, ao mesmo tempo, a quantidade certa de nutrientes. O seu corpo agradece. E o ambiente também.


Robalo, tamboril ou carapau, qual o seu favorito?


E para acompanhar, legumes salteados, batata cozida ou arroz caldoso de legumes. Se for um arroz caldoso, aproveite para ver as sugestões da Chef Fernanda para o melhor e mais delicioso aqui.


Seja como for, este ano respeite o seu ritmo. Seja mais gentil consigo. Não faça cortes radicais até porque a vida é feita de experiências e as experiências são melhores com sabor.


2. Todos na cozinha


Um dos desejos habituais, também, para o novo ano é de mais amor, mais convívio, mais tempo para as pessoas que mais estimamos. Por isso, em 2024 desafiamo-lo a fazer da cozinha o novo espaço de tempo de qualidade em família!


Transforme a preparação das refeições num momento de união familiar. Incentive todos os membros da família a participarem. Distribua tarefas. Elogie as pequenas conquistas. E, para celebrá-las, sugerimos um almoço agradável à beira-mar, com a melhor seleção de peixes da região. No Camelo Apúlia, está claro!


Sabia que está provado que o ambiente é tão importante como a qualidade dos ingredientes de uma refeição? Às vezes uma refeição menos saudável, mas consumida num ambiente confortável, agradável, que desperta sensações de bem-estar, é mais benéfica para o corpo do que, por exemplo, uma refeição muito saudável comida à frente do computador ao mesmo tempo que trabalha.


3. De casa para a rua


Escusado será dizer, que a atividade física faz bem.


Mas, em 2024, convidamo-l@ a reinventar o conceito de exercício físico. Sabia que o concelho de Esposende tem alguns dos percursos mais interessantes do país? De praia, campo e montanha?


Explore aqui algumas das sugestões do Município, começando pelo pitoresco Trilho das Masseiras que começa nos moinhos da Apúlia!


No regresso, ora nem mais, um almoço delicioso para repor energias no Camelo Apúlia. Umas amêijoas à bulhão pato. Uns camarões da costa. Ou, para os mais auspiciosos, uns belos rojões à moda do Minho ou uma cabritada à maneira!


O que vai ser para si?


Que 2024 seja um grande ano para si e para os seus e que, sobretudo, possa, nalguns momentos, ser celebrado na nossa companhia!

40 visualizações
bottom of page