camelo-09201_edited.jpg

Sobre
NÓS

A manter as tradições gastronómicas da região do Minho desde 1998

A ESTÓRIA DO CAMELO

Nos anos 80 faziam-se filas à porta do Camelo, em Santa Marta de Portuzelo.

Contava-se que lá dentro serviam-se as melhores iguarias e pitéus tradicionais e punha-lhes a D. Marta um toque subtil “como só ela”. Trouxera-o da encantadora Versalhes, onde residiu a lusa família Camelo.


O sucesso era tal que, poucos anos depois, António Camelo, o patriarca da família, abriu o primeiro restaurante.

Genuíno contador de histórias, é dono de um carisma que, ainda hoje, naturalmente lhe dá lugar no centro do palco.

Não tardaria até deixar-se encantar por outros ares e, contrariando a tendência vianense, veio abrir o charmoso Camelo na pitoresca Vila da Apúlia.

WhatsApp Image 2021-03-19 at 12.21_edited.jpg
WhatsApp Image 2021-07-30 at 08.34_edited.jpg

O testemunho passou de pai para filho e hoje, Rui Camelo, é o anfitrião deste espaço convidativo, genuíno e apostado numa cozinha portuguesa de inspiração tradicional com um toque contemporâneo.

O melhor da cozinha portuguesa

com sabor a mar está aqui!

A EQUIPA

Camelo.jpg

O incomparável e carismático anfitrião deste espaço, Rui Camelo, é filho e herdeiro de uma tradição que, todos os dias, esforça-se por reinventar.

Igual a si mesmo, soube juntar uma equipa genuína e que faz desta casa uma referência na região. A sua forma de ser muito particular e espontânea, enche frequentemente o restaurante com figuras públicas e caras conhecidas da televisão, desporto e entretenimento portugueses. 

Homem simples e de maneiras que alguns consideram bruscas, Rui Camelo é, na verdade, um vianense nostálgico e apaixonado pela cultura e saber-fazer lusos que, todos os dias, esforça-se por servir aos seus convidados.

Por fim, saiba que é a pessoa que, normalmente, está do outro lado do telefone quando liga para reservar uma mesa.

Rui Camelo
Dono e Gerente do Restaurante Camelo Apúlia

Fernanda Montenegro.jpg

A matriarca da cozinha do Camelo Restaurante na Apúlia, é dona e senhora de um profundo conhecimento dos segredos mais bem guardados da cozinha tradicional portuguesa.

Tem mãos de fada e um toque que transforma qualquer prato do menu deste restaurante numa iguaria digna de celebrar. Fá-lo com uma mestria silenciosa e desapercebida, inspirando informalmente os que se lhe juntam na equipa de cozinha. 

Lodo é vocábulo que não faz parte do glossário desta Chef e do exército que orgulhosamente comanda.

E como adora partilhar o seu conhecimento, dedica algumas horas do seu tempo livre a redigir artigos de fazer água na boca.

Fernanda Montenegro
Chef do Restaurante Camelo Apúlia