top of page

Dicas para um prato de feijão perfeito!


Tipicamente português, é difícil resistir a um bom prato de feijão. Contudo, nem sempre acertamos no ponto de cozedura e cremosidade do mesmo.


Pois bem, hoje trazemos-lhe algumas dicas para que o seu feijão saia perfeito.

Siga-as passo a passo e torne-se num verdadeiro chefe de cozinha!



Dica 1 - o processo do de molho

É um dos passos mais importantes para deixar o feijão mais saboroso e macio. O processo de colocar o feijão de molho permite que este coza mais rápido.


Coloque o feijão na água por pelo menos 12 horas. Sugerimos que o faça quando chegar a casa depois do dia de trabalho. Assim, pode mudar, pelo menos uma vez, a água antes de dormir. E, de manhã, já estará pronto a retirar.


Dica extra: Caso queira fazer feijão mas não o deixou de molho, também temos solução. Coloque o feijão durante 60 minutos em água fervida. Isto será o suficiente para ajudar a que fique mais saboroso.


Dica 2 - o processo de cozedura

O ideal é colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água e colocar folhas de louro. Depois, tapar a panela e levar a cozer, em lume médio. Assim que a válvula de segurança começar a apitar, em dez minutos o feijão está cozido.


Enquanto isso, numa panela à parte refogue o alho e a cebola com azeite. Aos poucos, acrescente o feijão cozido e caldo. Com a ajuda da concha, amasse alguns grãos. Assim engrossará o caldo. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo pontualmente, até atingir a consistência que procura.


Dica extra: para deixar o caldo mais grosso pode usar o liquidificador. Retire pequenas porções do feijão previamente cozido e coloque no liquidificador. Depois é só adicionar ao refogado.

Dica 3 - o segredo do tempero

Esta é a fase em que o feijão se torna irresistível. Ganha ainda mais sabor. Opte pelas especiarias que mais gosta. Louro, manjericão, coentros, cominhos, orégãos, salsa…


Dica extra: nesta fase não adicione sal. Assim, quando o feijão estiver apurado, poderá temperar a gosto. Ou retificar os outros temperos, caso seja necessário.


Dica 4 - adicione legumes

Pode optar por adicionar legumes e deixar o seu prato ainda mais delicioso e nutritivo. Para isso, junte-os na panela do refogado. Cenoura, espinafres, couve branca, brócolos… aqui o segredo é seu!


Tipo de feijão

Existem diversos tipos de feijão e na hora de escolher é importante conhecer o tempo de cozedura de cada um. Para isso, deixamos mais uma dica extra!


Tempo de cozedura (minutos)

  • Feijão preto: 60 a 90

  • Feijão catarino: 45 a 60

  • Feijão frade: 30 a 60

  • Feijão vermelho: 90 a 120

  • Feijão manteiga: 45 a 60

  • Feijão branco: 40 a 50

  • Feijão mungo: 30 a 45


Partilhe estas dicas com outros aficionados de um bom prato de feijão!

30 visualizações
bottom of page